• Dr. Artur Vasconcelos

5 HÁBITOS ESSENCIAIS QUE CABEM NA ROTINA DE TODO MUNDO


Os cães não precisam de muito para serem saudáveis. Ao contrário do que o mercado pet e as indústrias farmacêuticas pregam. Uma rotina simples, mas disciplinada, é a base de tudo. Não pode ser encapsulada, nem é vendável.


Ou seja, a acessibilidade à boa saúde é mais condicionada à divulgação de informações do que ao custo.



CAMINHE COM SEU CÃO


Primeira coisa ao levantar, no máximo, um café antes. Acorde mais cedo, se vire. 30 minutos, ao menos, todos os dias.


O mais simples, barato e efetivo “remédio” que existe, essencial desde a correção de problemas comportamentais até alterações metabólicas crônicas. Começar o dia dando este presente para o seu cão (e para você mesmo) não tem substituto.


ALIMENTE-O COM CARNE CRUA


Você ainda não oferece uma dieta bioapropriada? Pense seriamente sobre o assunto. Se ainda dá ração, substitua 10 a 15% (em volume) por carne bovina crua, a mais barata que achar.


Isso cabe na rotina de qualquer pessoa, e o retorno, proporcionalmente ao seu esforço para se organizar, é imenso. Cães foram feitos para comer carne de ruminantes sem nenhum tipo de cozimento.


ESCOVE O PÊLO


Não recomendo banhos frequentes, mas escovar seu cachorro, diariamente, é ótima prática. Escolha uma escova adequado ao tipo de pelagem dele.


Em menos de 5 minutos você retira sujidades, pêlos mortos, redistribui os óleos naturais protetores e inspeciona seu cachorro, observando de forma precoce feridas, nódulos e ectoparasitas.


OFEREÇA OSSOS RECREATIVOS


Novamente, mesmo que seu cão seja alimentado com ração, ofereça ossos recreativos para ele roer, pelo menos semanalmente. Escolha peças compatíveis com o tamanho e comportamento mastigatório dele.


A prática oferece estímulo mental e físico, além de contribuir enormemente com a saúde oral do seu animal. De quebra, te dá algumas horas de sossego.


TROQUE A ÁGUA


Cães precisam de uma fonte de água limpa continuamente. Habituar-se a lavar a vasilha diariamente é uma prática que não apenas evita que seu cachorro beba água contaminada ou suja, mas também te permite monitorar variações no consumo hídrico, sinalizando de forma precoce alguns problemas de saúde.


Prefira vasilhame de inox ou vidro, que comporte uma quantidade significativa de água, suficiente para o dia inteiro.


_________


Conheça também minha videoaula e apostila digital sobre ALIMENTAÇÃO NATURAL BIOAPROPRIADA:





26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo