top of page
  • Foto do escritorDr. Artur Vasconcelos

Devolva A aNCESTRALIDADE do seu cachorro

Atualizado: 17 de dez. de 2020





SAÚDE ANCESTRAL


Entre 10 e 30 mil anos atrás, cães se aproximaram do homem começaram a se diferenciar dos lobos. Pode parecer muito tempo, mas numa escala evolutiva, é algo extremamente recente. Ainda dividem a praticamente o mesmo DNA, traduzido em fisiologia e comportamento muito semelhantes, se não iguais.


A medicina funcional busca o aproximação do indivíduo ao seu estilo de vida natural, sob o qual seu material genético evoluiu. Por isso, também é chamada de medicina ancestral. Observar os hábitos comportamentais e alimentares do lobo e do dingo (cão selvagem australiano) pode ser o elo perdido na busca por cães mais saudáveis.


NÃO CRIE SEU CÃO NUMA “BOLHA”


Cães (ou qualquer outro animal) não nasceram para viver isolados em apartamentos com pisos de porcelanato! O excesso de cuidado com a assepsia ambiental esconde perigos, como substâncias potencialmente tóxicas presentes nos produtos de higiene mais comuns.


Além disso, o sistema imunológico precisa trabalhar. Entender o corpo como uma simbiose de microorganismos, muito além do hospedeiro, nos revela a riqueza biológica do contato com terra, vegetação, água e ar, possível somente em ambientes naturais. O melhor “probiótico” não é apenas gratuito, mas essencial para a sobrevivência de qualquer espécie.



30 MINUTOS DE CAMINHADA NÃO BASTAM


Lobos chegam a andar entre 15 e 60 quilômetros por dia, alcançado velocidades superiores a 50km/h ao perseguir uma presa. E grandes esforços são seguidos por longos períodos de descanso também.


Considerar isso é extremamente importante para entender que não basta uma caminhada curta para termos um cão esparramado aos nossos pés pelo resto do dia. Especialmente se considerarmos raças selecionadas para trabalho, como pastoreio e caça. Um animal não estimulado fisicamente é um indivíduo triste e um potencial problema dentro de casa.


ESTIMULE SEUS SENTIDOS


Vivemos em um mundo extremamente visual. O convívio conosco, faz com que o cão se torne extremamente dependente desse sentido também. Mas o olfato e audição são seus sentidos mais desenvolvidos, essenciais para garantir a sobrevivência em ambiente natural.


Promover enriquecimento ambiental não condicionado à visão é primordial para o bem-estar do cão. Esconda a sua comida. Use brinquedos que emitam sons. Leve-o para passear num bosque, com cheiros e barulhos de animais. Respeite sua identidade como espécie.


HIERARQUIA


Ao questionarmos a desigualdade social que nos afeta na modernidade, é fácil nos esquecermos que a organização hierárquica é uma característica comum a qualquer grupo de animais. É ela que garante o sobrevivência do grupo, e o sucesso evolutivo de toda uma espécie. Aos mais fortes (ou inteligentes) são garantidos os direitos reprodutivos.


Ao contrário do que imaginamos, não é o lobo alfa o mais feliz da alcatéia, ou aquele que vive mais. É justamente o indivíduo que sabe seu lugar, geralmente na base ou no meio da pirâmide hierárquica, e que não se envolve em situações de conflito.


Lobos são animais extremamente responsivos a demonstrações de afeto, mas demandam proporcional disciplina. E isso é muito diferente da intermitência entre falta de limites e práticas punitivas que os cães recebem da gente. Estabilidade e coerência familiar são a base para um convívio prazeroso com o animal.


DIETA BIOAPROPRIADA


Todo animal encontra sua nutrição numa variedade de alimentos frescos, consumidos de forma instintiva e sazonal, em acordo com sua capacidade digestiva. Para cães isso significa carnes, ossos, vísceras e outras partes de uma presa, sempre cruas.


Mais do que um melhor equilíbrio entre proteínas, gorduras e carboidratos, oferecer partes inteiras de animais permite ao cão manifestar seu comportamento mastigatório, importante para a sua saúde oral, e também como estímulo físico e mental



Conheça minha videoaula e apostila sobre ALIMENTAÇÃO NATURAL BIOAPROPRIADA:


Não se esqueça também de cadastrar seu email para receber informações de novos conteúdos, palestras, cursos e livros, assine em www.arturvasconcelos.com.br




320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page