top of page
  • Foto do escritorDr. Artur Vasconcelos

ONDE SE INFORMAR com qualidade (alimentação natural bioapropriada )

Atualizado: 14 de dez. de 2020

Em tempos onde o lugar comum é o imediatismo e superficialidade das redes sociais, fico muito feliz quando me perguntam: onde obter informações sobre alimentação natural bioapropriada de forma confiável? Verdade seja dita, não falta bom conteúdo por aí.

Ao contrário do que muita gente imagina, o consultório nem sempre é o melhor lugar para se educar sobre o assunto. A maioria dos meus colegas não foi treinada para prestar esse tipo de aconselhamento. E, infelizmente, o tempo de uma consulta, mesmo que sem pressa, não é suficiente para esgotar todas as dúvidas, ou mesmo apresentar o tema para tutor ainda leigo. Isso mesmo! Contar com um veterinário experiente para prescrever a dieta (e avaliar a saúde do seu animal considerando essa particularidade) pode ser um passo importante, mas não tira a sua responsabilidade de fazer seu dever de casa.

Abaixo deixo uma lista de livros (a maioria pode ser comprada em e-book) e sites essenciais para quem se interessou e não sabe por onde começar. Desenvolver uma visão pessoal sobre o assunto é essencial para ganhar autonomia e ter sucesso com a prática.

LIVROS

1. “Raw Meaty Bones - Promote Health” e “Work Wonders” - Tom Lonsdale


Os dois livros são complementares. O primeiro apresenta os porquês. O segundo, já traduzido para para o português, pela Sylvia Angélico - do Cachorro Verde, uma forma simples de como implementar uma dieta crua baseada em conceitos evolutivos. O Tom Lonsdale é uma das maiores referências sobre o assunto. Costuma assustar um pouco os não iniciados, mas é leitura obrigatória.


2. “Dr. Becker’s Real Food for Healthy Dogs and Cats: Simple Homemade Food” - Beth Taylor e Karen Shaw Becker




Livro detalhista, da veterinária integrativa americana Karen Becker, mostra como é possível implementar um dieta ancestral e ainda seguir as recomendações do NRC. Infelizmente alguns dos ingredientes e suplementos que ela recomenda para montar as dietas são difíceis de encontrar no Brasil.


3. “Unlocking the Canina Ancestral Diet: Healthier Dog Food the ABC Way” - Steve Brown





Livro do formulador de dietas cruas comerciais mais requisitado dos EUA. Define o que seria uma dieta ancestral dentro dos parâmetros do NRC, mostra os motivos das dietas extrusadas serem deficientes e dá dicas sobre como montar uma dieta caseira ou suplementar uma ração para melhorar sua adequação nutricional.


4. “Pukka’s Promisse: The Quest for Longer-Lived Dogs” - Ted Kerasote





Leitura obrigatória para estudantes e veterinários que questionam a forma como praticamos a medicina atualmente. O jornalista americano vai além da questão da dieta, e investiga outros limitantes e seu impacto na saúde canina. Se você, de fato, vai ler um único livro dessa lista, faça dele este aqui.


5. “O Veterinário Clandestino” - Danilo Balu




Livro do nutricionista e preparador físico brasileiro Danilo Balu. Isso mesmo, ele não é veterinário, como o próprio nome do livro sugere. Mas apresenta uma perspectiva lúcida sobre como o estudo da nutrição se dá por uma lógica invertida, levando o não natural à posição de normalidade. Como o próprio autor define: “este não é um livro de dieta para cachorros, nem um manual para como fazer seu cão perder de peso. O objetivo deste livro é, sem falsa pretensão, proteger o leitor de equívocos graves que muitos profissionais do setor repetem em revistas e programas de TV”. E dentro do consultório também.


SITES




Provavelmente você já deu uma passada por lá! A nacionalmente conhecida, veterinária e jornalista, Sylvia Angélico, mantém o mais completo site em português sobre alimentação natural (e um dos mais acessados do mundo também!). Definitivamente vale separar algumas horas para aproveitá-lo. Recomendadíssimo!




Site da revista norte-americana de vanguarda sobre cuidados integrativos para cães. Defende uma dieta simples e primitiva, e fornece atualizações frequentes sobre temas relevantes dentro do universo da alimentação natural. Fornece bom embasamento científico para a maioria das suas recomendações.




Quem assina pela maioria dos artigos é a médica veterinária integrativa, Dra. Karen Becker, talvez umas das veterinárias de maior reconhecimento mundial da atualidade. Tente ir além das chamadas sensacionalistas, o site é ótimo e apresenta muita informação sobre um formato de medicina mais focada na promoção de saúde do que na sua correção.





Site da sociedade veterinária da alimentação crua para animais de estimação. Promovem conferências e divulgam artigos científicos. O posicionamento deles para 2020 é uma aula de bom-senso e uma coletânea das principais evidencias científicas que suportam a oferta de uma dieta baseada em carne, ossos e vísceras cruas para cães e gatos.




Sites com navegação intuitiva, apresentam as diferentes abordagens para a prática da alimentação natural. Possuem guias para quem quer iniciar, de forma simplificada.




Recomendação para os gateiros! Não esqueci de vocês. Até mais do que os cāes, os felinos são os maiores beneficiados de um retorno para uma alimentação bioapropriada. Esse site é referência para quem quer se informar sobre o assunto. Completo, bem ilustrado e com links para vídeos.



Conheça minha videoaula e apostila sobre ALIMENTAÇÃO NATURAL BIOAPROPRIADA:




802 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page